Inicio do Processo Orçamento Participativo 2019-2020
O processo de orçamento participativo bienal da União das Freguesias de Lourinhã e Atalaia inicia-se em dezembro de 2019 com a apresentação de propostas até 31 de janeiro de 2020.
O Orçamento Participativo faz parte da estratégia de atuação da Freguesia e é uma iniciativa que pretende potenciar a participação dos cidadãos através de uma colaboração positiva e construtiva, assente em princípios de proximidade, transparência e oportunidade. Com o Orçamento Participativo em 2019 – 2020, a Freguesia de Lourinhã e Atalaia continua a promover a cidadania e a participação dos cidadãos no processo comum de construção de uma freguesia melhor.
A União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia definiu para este processo o valor de 30.000,00€ e serão concretizadas as propostas mais votadas até este valor, não podendo, no entanto, exceder cada um o valor 10.000,00€.
Os cidadãos interessados, independentemente de estarem recenseados na União das Freguesias, podem apresentar até duas propostas tendo como objetivo o desenvolvimento e melhoramentos da Freguesia e da sua população. As propostas podem incidir nas áreas de atuação da Freguesia, tais como por exemplo:
- Equipamento rural e urbano;
- Educação;
- Cultura, tempos livres e desporto;
- Ação social;
- Ambiente e salubridade;
- Desenvolvimento;
- Ordenamento urbano e rural;
- Proteção da comunidade.
Após o final do prazo de receção, 31 de janeiro de 2020, as propostas serão analisadas por uma comissão técnica composta por membros do executivo, por membros da Assembleia de Freguesia e por cidadãos independentes idóneos com conhecimentos técnicos em diversas áreas.
A apresentação das propostas pode ser realizada mediante preenchimento de um pequeno formulário, nesta página de internet ou presencial na sede e delegação da Junta da União das Freguesias de Lourinhã e Atalaia.