Propostas Orçamento Participativo da Freguesia

Foram hoje apresentadas as 4 propostas validadas pela comissão de análise técnica do Orçamento Participativo da Lourinhã que estão a votação até ao final deste mês de maio.

O presente processo de orçamento participativo da União das Freguesias de Lourinhã e Atalaia iniciou-se, em 2017, com a receção de propostas durante o mês de outubro. Foram recebidas 8 propostas das quais 3 foram excluídas pela comissão de análise técnica por não estarem de acordo com as normas vigentes. As restantes propostas ficaram condicionadas tendo se efectuado reuniões com os proponentes, foram efectuadas visitas da comissão aos locais e à apresentação da declaração de autorização pelas entidades competentes, que forma recebidas em março de 2018.

Das 5 propostas que aguardavam autorização por parte das entidades competentes, uma foi indeferida por já estar contemplado um espaço com as mesmas características num projeto da Câmara Municipal da Lourinhã .

As propostas validadas pela comissão de análise técnica e ratificadas pelo executivo da junta são:

  1. Colocação de Equipamentos para atividade física ao ar livre
    Localização: Praia da Areia Branca
    Proponente: José Manuel Ferreira Coutinho
    Objetivos: proporcionar aos habitantes, visitantes e veraneantes da Praia da Areia Branca equipamentos de “Fitness” ao ar livre e de acesso gratuito, promovendo desta forma o exercício físico e uma vida saudável, principalmente à população sénior; aumentar a Atratividade do Espaço Público, zona da foz do Rio Grande, estimulando o Turismo.
  1. Mais Saúde, Cultura e Recreio
    Localização: Lourinhã – Jardim da Nª Sra. dos Anjos
    Proponente: Isabel Gomes Correia
    Objetivos: fomentar hábitos de vida saudável e de atividade física, na Vila da Lourinhã, para combater o isolamento e o sedentarismo, principalmente direcionado à população sénior.
  1. Desmatação e criação de Miradouro
    Localização: Praia da Areia Branca
    Proponente: José Augusto Reis Silva Franco
    Objetivos: melhorar a segurança dos muitos residentes e visitantes que diariamente percorrem um percurso junto à falésia e no futuro criar um miradouro com vista privilegiada em local atrativo.
  1. Parque Infantil dos Moinhos na Associação Marítimo da Atalaia
    Localização: Atalaia
    Proponente: Regina Cruz Santos; Mª Cacilda Costa, Andreia Alves; Olga Nascimento
    Objetivos: criar um espaço ao ar livre para que as crianças possam brincar em segurança sobre a supervisão de adultos; fomentar a interação entre as crianças, criar laços de convívio na comunidade e o contato geracional

A votação das propostas terá lugar a partir de segunda-feira, dia 07 até ao final de maio através da página de internet: oparticipativo.lourinhaatalaia.pt e presencial na sede e delegação da Junta da União das Freguesias de Lourinhã e Atalaia.